Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Ponte de Safena:

Confissões de Médicos Arrependidos

 

Doutor Donald J. Carrow

 

O Doutor Donald J Carrow, que se formou em medicina pela Universidade de Louisville e mais tarde seu professor e pesquisador, foi também presidente de um grupo privado de anestesistas estando profundamente envolvido com o que ele próprio chama de ‘a indústria da cirurgia de ponte de safena’, na qualidade de arquiteto e chefe de um programa que pretendia seu crescimento através da captação de pacientes. Em 1979, acometido pela doença coronária, promoveu uma mudança radical em sua carreira como médico passando a defender terapias alternativas, tornando-se um especialista de renome nacional na área de prevenção e tratamento de doenças através da nutrição e mudanças no estilo de vida.

 

Em setembro de 1994 ele tornou pública a participação que teve como planejador e chefe do programa que usava a coerção sobre os pacientes e suas famílias objetivando a obtenção do consentimento deles para a realização da cirurgia de ponte de safena, fazendo as seguintes confissões em artigo no periódico Golden Age Monthly de Utah, destinado aos idosos:

 

“Duas coisas aconteceram comigo. Eu era um médico de 42 anos trabalhando num grande hospital em Tampa, Flórida. Eu era um professor de anestesia. Eu criei o conceito de equipe cardíaca. Esta equipe compreendia enfermeiras, padres, radiologistas, técnicos de laboratório, médicos de família e mesmo pacientes que previamente tinham se submetido à cirurgia de ponte de safena. Nós desenvolvemos a idéia original de persuadir os pacientes para aceitarem a cirurgia da ponte de safena que, agora olhando para trás, eles não precisariam”.

 

“Outros hospitais mandaram pessoas para aprenderem como nós ‘vendíamos’ a cirurgia de ponte de safena. Desde que os hospitais tinham de gastar de $ 1,0 a $ 2,0 milhões de dólares em equipamentos antes que eles pudessem realizar sua primeira operação, eles foram ávidos em recuperar seu investimento. Isto requeria um fluxo constante de pacientes para pagar o serviço da dívida junto ao banco”.

 

“Quando os pacientes vinham ao hospital eles eram estabilizados com medicações para aliviar a dor e submetidos a uma miríade de testes, incluindo a angiografia coronária. As enfermeiras eram então instruídas a falar ao paciente que existiam algumas noticias ruins sobre seus testes e que o médico teria que conversar com ele à respeito. O médico de família então visitaria o paciente e indicaria que seria necessária a consulta com o cardiologista. No tempo em que o cardiologista estava ao lado da cama do paciente, ele ou ela ficavam usualmente terrificados. O cardiologista apontaria então para uma área na angiografia e falaria ao paciente que ele era uma ‘bomba relógio ambulante’.

 

Se o paciente continuasse indeciso quanto se submeter à cirurgia cardíaca eu iria visitá-lo ou sua esposa” diz Dr. Carrow, “apontantando o mesmo ponto na angiografia e dizer que esse problema era o que chamamos um fazedor de viúvas”.

 

“Se tudo isso não funcionasse, então iríamos aplicar glacê sobre o bolo. Isto consistia em mandar um paciente que tivesse se submetido com sucesso à cirurgia de ponte visitar o candidato em potencial e falar do sucesso que a operação era. Não era fácil achar um paciente que tivesse total êxito na operação, nota Dr. Carrow.

 

“O cirurgião do coração vem então e diz como é fácil a realização da cirurgia. Todos os membros da equipe foram treinados para engodar o paciente na questão: quão efetivo é o resultado da cirurgia? Nós deveríamos responder essa questão dizendo que anos atrás era somente de 6% a chance de sucesso. Hoje existe 96% de chance. Todo paciente interpretaria isso como uma cura. As enfermeiras foram orientadas para falar ao paciente que elas estariam segurando sua mão através de todo o procedimento. Então o padre deveria vir e dizer algumas palavras. Isto era bem orquestrado”.

 

“Nós chamávamos tudo isso como educação do paciente. Era realmente coerção do paciente. Eu estive envolvido em cerca de 2000 procedimentos cirúrgicos de coração aberto. Somente cerca de 200 eram necessários. Nós tivemos uma taxa de 90% de fracasso” diz Dr. Carrow. Então, na idade de 42 anos, minha própria dor no peito aconteceu. Dor no peito esmagadora. Eu não podia dizer uma sentença inteira, eu não encontrava forças para sair da cadeira. Meus colegas disseram que era a minha vez de ir para mesa de operação. Eu não tinha nenhuma intenção de ser operado. Alguma coisa dentro de mim recusava ter a mesma operação que persuadi os outros em bases diárias.

 

A cirurgia de ponte de safena consiste de tomar uma veia da perna e colocá-la no coração, para restaurar a circulação. Existe uma taxa de 50% de fracasso no primeiro ano seguinte a operação diz Dr. Carrow. “Se não fosse por um pequeno truque aplicado pelo cirurgião, a cirurgia de ponte de safena seria mostrada como um fracasso completo, explicou”.

 

“Quando a operação é completada o cirurgião anuncia que ele deseja verificar a estase (fluxo sangüíneo). Ele coloca sua mão por detrás do coração, e fazendo isso, destrói as conexões nervosas existentes atrás do coração. Uma vez rompidas essas conexões nervosas os pacientes não tem mais dor no peito. Toma cerca de 6 a 7 anos antes que esses nervos se regenerem e então a dor retorna. O cirurgião elimina temporariamente o caminho natural de levar o paciente saber que a circulação de seu coração está ruim. É realmente um truque desprezível porque ele faz o paciente sentir que a operação funcionou e que eles podem retornar a forma que eles viviam antes da operação.”

 

Obs.: Se houver alguma dúvida quanto ao texto acima consulte diretamente o Dr. Carrow através de seu site na Internet: http://www.healthytalkradio.com

 

Doutor Robert D. Willix

 

O Doutor Robert D. Willis foi cirurgião do coração em South Dakota, realizando milhares de cirurgias de ponte de safena, o que o coloca no topo do ranking de especialistas, além de ensinar na University of South Medical School. A partir de 1977, convencido de que a cirurgia de ponte de safena era uma perda de tempo, se não fosse acompanhada de mudanças no estilo de vida, o Dr. Willix começou um programa de reabilitação cardíaca para ensinar os pacientes com doença coronária sobre os benefícios da atividade física, da boa nutrição e da administração do estresse. Em 1981 ele decidiu deixar a cirurgia para sempre e devotar suas energias em fazer e manter seus pacientes saudáveis.  Em seu livro “Health at 100: 7 Steps to a Centure of Great Health” ele escreve:

 

“Eu realizei cerca de 2000 cirurgias de ponte de safena, antes de finalmente compreender que eu não estava ajudando as pessoas. Não pego em um bisturi desde 1981, mas eu salvei mais pacientes posteriormente do que fiz como cirurgião”. 

 

Mais recentemente, no livro "How to prevent or even reverse heart disease - without drugs or surgery! publicado em 2004 (e-book) o Dr. Willlix diz:

 

"Eu tenho sido médico por cerca de 30 anos - 7 deles como cirurgião. Eu comecei inocentemente, e rapidamente me tornei bem sucedido. Como a maioria dos cirurgiões, tudo o que fiz foi prescrever drogas, operar e dormir.

 

A maioria das manhãs eu abria peitos com serrote, enganchava meus pacientes a máquinas de suporte à vida, parava seus corações, colocava pontes de safena, punha seus corações novamente em funcionamento, costurava-os, e os mandava para casa.

 

Ou assim eu pensava. Após um tempo eu comecei a perceber que a maioria dos meus pacientes estava piorando.... alguns morrendo desnecessariamente".

 

Obs.: Se houver alguma dúvida quanto ao texto acima consulte diretamente o Dr. Willix através de seu site na Internet: http://www.dr2healer.com

 

Seção Denúncias