Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Estudo Mostra que a Longo Prazo (22 anos) a Sobrevida em Pacientes Coronários é maior no Tratamento Médico do que Após Ponte de Safena

 

Estudo recente publicado no American Journal of Cardiology (1) mostra o mais longo e completo seguimento até hoje realizado, comparando a cirurgia de ponte de safena com o tratamento médico standard na angina estável, onde a freqüência de sobrevida em 22 anos para o grupo de pacientes tratados medicamente foi de 25% enquanto que no grupo de pacientes tratados cirurgicamente foi de 20%.  

 

Este estudo, feito por Peduzzi P, Kamina A e Detre K para o "VA Coronary Artery Bypass Surgery Cooperative Study", envolveu 686 pacientes, entre 1972 e 1974, com uma idade média de 51 anos, tendo sido divididos em 354 pacientes no grupo médico e 332 pacientes no grupo cirúrgico. 312 pacientes do grupo cirúrgico tiveram revascularização coronária (mortalidade operatória de 5.8%) e 25% fizeram uma nova operação (mortalidade operatória de 10.3%). 160 pacientes no grupo médico passaram para a cirurgia  de ponte de safena (mortalidade operatória de 4.4%) e 21% destes com subseqüente re-operação (mortalidade operatória de 9.1%). O enfarte operatório ocorreu em 13% dos pacientes tratados cirurgicamente, durante a operação inicial, e em 6% durante a re-operação. As probabilidades de permanecer livre de enfarte do miocárdio e de estar vivo sem enfarte foram significantemente mais altos com o tratamento médico inicial, 57% versus 41% e 18% versus 11%, respectivamente.  O estudo evidenciou que a cirurgia de ponte de safena não melhora a sobrevida para pacientes de baixo risco e que ela não reduz o risco de enfarte miocárdico.

 

Aqui no Brasil tivemos um estudo similar onde foram comparados pacientes com angina estável que receberam tratamento médico com outros que receberam ponte coronária, sendo seguidos em um período de 3 anos. Neste estudo realizado no Instituto do Coração (Incor) por Hueb WA, Bellotti G, de Oliveira AS, Arie S, de Albuquerque CP, Jatene AD e Pileggi F, publicado no Journal of American College of Cardiology - JACC (2) não foram encontradas diferenças na mortalidade e na incidência de enfarte entre o grupo médico (72 pacientes) e o cirúrgico (70 pacientes).

 

Bibliografia:

1. "Twenty-Two year Follow-up in the VA Cooperative Study of Coronary Bypass Surgery for Stable Angina" (American Journal of Cardiology 1998; 81: 1393-1399).

2. "The Medicine, Angioplasty or Surgery Study - MASS: A prospective randomized trial of medical therapy, balloon angioplasty or bypass surgery for single proximal left anterior descending artery stenoses (JAAC 1995; 26(7): 1600-1605)    

 

 

Seção Polêmicas