Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Estudo Multicêntrico Mostra Resultados Similares na Mortalidade de Pacientes Após 90 dias do Enfarte Agudo do Miocárdio em Hospitais Com e Sem Capacidade de Tratamento Invasivo

 

Estudo multicêntrico conduzido pelo Registro Nacional de Enfarte do Miocárdio dos EUA teve o objetivo de determinar até onde a capacidade de um hospital que realiza procedimentos cardiovasculares invasivos influencia no tratamento e resultados em pacientes admitidos com enfarte agudo do miocárdio (1).

 

Neste estudo participaram 1506 hospitais que foram classificados em 4 tipos: 1) não invasivo (28.1%); 2) com capacidade de fazer cateterismo (25.2%); 3) com capacidade de fazer angioplastia coronária (7.4%) e  4) com capacidade de fazer cirurgia de ponte de safena (39.2%).

 

O tratamento e resultados hospitalares foram avaliados para 305.812 pacientes admitidos de junho de 1994 até outubro de 1996. O seguimento através de 90 dias foi verificado em um subgrupo de 30.402 pacientes inscritos simultaneamente no Registro Nacional de Enfarte Agudo do Miocárdio (NRMI) e no Projeto de Cooperação Cardiovascular (CCP).

 

Como resultado deste subgrupo a mortalidade em 90 dias após o enfarte foi similar entre os pacientes admitidos nos 4 tipos de hospital. Para os autores, os dados mostrando que as freqüências de sobrevivência em 90 dias após o enfarte foram similares aquelas de pacientes admitidos em hospitais mais equipados para procedimentos invasivos, sugerem que a política do tratamento inicial do enfarte do miocárdio seja feita na instalação médica mais próxima.

 

Bibliografia:

1. Treatment and outcome of myocardial infarction in hospitals with and without invasive capability. Investigators in the National Registry of Myocardial Infarction. Rogers WJ, Canto JG, Barron HV, Boscarino JA, Shoultz DA, Every NR - J Am Coll Cardiol 2000 Feb; 35(2):371-9

 

 

Seção Polêmicas