Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Em Pacientes Idosos com Enfarte Agudo do Miocárdio os Trombolíticos Podem Fazer Mais Mal do que Bem

 

Em estudo desenvolvido por Thiemann et al (1) do Johns Hopkins Hospital de Baltimore nos EUA, foram avaliados os benefícios da terapia trombolítica em pacientes idosos com enfarte agudo do miocárdio. O estudo envolveu 7864 pacientes do Medicare, com idade entre 65 e 86 anos. Os pacientes foram admitidos com indicações clínicas e eletrocardiográficas para a terapia trombolítica, não havendo nenhuma contra-indicação absoluta. A conclusão do estudo foi que, enquanto nos pacientes entre 65 e 75 anos de idade a terapia trombolítica foi associada com benefício na sobrevida, no caso de pacientes acima de 76 anos houve encurtamento na sobrevida.  Assim, conforme os autores, não houve nenhum benefício da terapia trombolítica nos pacientes mais idosos do subgrupo clínico, podendo acontecer, ao contrário, uma significante desvantagem na sobrevida.

 

Artigo do The Lancet (2) comenta a respeito deste estudo, dizendo que houve uma larga interpretação de que a terapia trombolítica, aplicada a pacientes com enfarte agudo do miocárdio que tenham idade acima de 75 anos, pode fazer mais mal do que bem.

 

Bibliografia:

1. Thiemann DR, Coresh J, Schulman SP, Gerstenblith G, Oetgen WJ, Powe NR - Lack of benefit for intravenous thrombolysis in patients with myocardial infarction who are older than 75 years; Circulation 2000 May 16; 101 (19): 2239-46. Comments in Circulation 2000 May 16; 101 (19): 2224-6

2. Harvey D White - Thrombolytic Therapy in the Elderly; The Lancet, Volume 356, Number 9246, 16 December 2000.

 

 

Seção Polêmicas