Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Baixo Colesterol Pode Estar Associado a

Altas Taxas de Mortalidade em Idosos

 

Estudo publicado na renomada revista médica The Lancet (1) recebeu destaque, com a seguinte chamada em sua edição de 4 de agosto de 2001:

 

Baixo colesterol é sempre uma boa coisa?

 

“De acordo com a sabedoria médica, o baixo colesterol é a chave na redução da doença cardiovascular. Mas essa opinião está sendo agora desafiada pelos dados do Programa do Coração de Honolulu, um grande estudo epidemiológico de doença cardiovascular. Relatando seus achados no The Lancet desta semana, Irwin Schatz e colegas dizem que o baixo colesterol pode estar associado com altas taxas de mortalidade entre pessoas idosas. Eles mediram as concentrações de gordura e colesterol em 3572 japoneses/americanos do sexo masculino, com a idade entre 71-93 anos e compararam com medidas feitas 20 anos antes.

 

É reconhecido que a alta concentração de colesterol sérico total está diretamente relacionada a mortalidade em indivíduos mais jovens que 65 anos. Testes clínicos prévios não tiveram um largo número de pacientes com idades superiores a 70 anos, e pesquisadores têm sido incapazes de mostrar em uma forma conclusiva esta relação em pessoas idosas, notaram os autores. Mas no novo estudo uma baixa concentração do colesterol foi associada com taxas de mortalidade aumentadas. Os pesquisadores questionam se existe uma justificativa científica para tentar baixar o colesterol em pessoas idosas para concentrações abaixo do limite aconselhado de 4-65 mmol/L.” - The Lancet

 

Por outro lado, Krumholz e colegas em estudo publicado no Jornal da Associação Americana de Medicina em 1994 (2) não encontraram associação entre colesterol e mortalidade por doença coronária e morbidade ou mortalidade por todas as causas, em pacientes com idade acima de 70 anos.

 

O objetivo do estudo foi o de determinar se o colesterol sérico está associado com mortalidade por todas as causas, mortalidade por doença arterial coronária, ou hospitalização por enfarte agudo do miocárdio e angina instável em pessoas acima de 70 anos de idade.

 

Participaram do estudo 997 pessoas morando em New Haven, Connecticutt, que foram entrevistadas em 1998 como parte do grupo para estudo epidemiológico do idoso (EPESE) e que consentiram ter seu sangue retirado.

 

Os dados foram relatados para os quatro anos de seguimento, de 1988-1992, sendo o fator de risco ajustado na relação dos 4 anos para a incidência de mortalidade por todas as causas, mortalidade por doença das artérias coronárias, hospitalização por enfarte do miocárdio ou angina instável que foram calculadas da seguinte forma: Sujeitos com níveis de colesterol sérico total maiores ou iguais a 6.20 mmol/L (> ou = 240 mg/dL) comparados com sujeitos com níveis de colesterol abaixo de 5.20 mmol/dL (< 200 mg/dL).

 

Como resultado, os autores observaram que o elevado nível de colesterol não estava associado com a significativa alta taxa de mortalidade em todas as causas de mortalidade por doença coronária, ou hospitalização para enfarte do miocárdio ou angina instável após o ajuste para os fatores de risco cardiovasculares.

 

Em sua conclusão Krumholz e colegas dizem que seus achados não suportam a hipótese de que hipercolesterolemia ou baixo HDL-C sejam importantes fatores de risco para todas as causas de mortalidade, mortalidade por doença coronária, ou hospitalização por enfarte do miocárdio ou angina instável nesse grupo de pessoas com mais de 70 anos.

 

O Dr. Adam Goldstein, passando em revista o estudo de Krumholz e colegas, coloca os seguintes comentários e recomendações para a prática clínica (3):

 

“Uma em cada quatro pessoas neste teste estava teoricamente em risco de um evento adverso associado com um elevado nível de colesterol. Entretanto, não foi visto tal excesso no risco, sugerindo que médicos, os quais rotineiramente obtém níveis de colesterol para pacientes assintomáticos acima da idade de 70 anos para ver seu nível de colesterol, desnecessariamente rotula alguma coisa como um “problema médico”que é possivelmente benigno. Tais testes e rotulagem também adicionam significativos custos para o sistema de cuidados da saúde. Este estudo não endereça a avaliação e administração de valores de colesterol para pacientes mais jovens que 70 anos ou para aqueles mais velhos com sinais ou sintomas de doença arterial coronária. No entanto, médicos podem seguramente dizer a pacientes assintomáticos acima da idade de 70 anos que valores elevados de colesterol parecem ter pouca relação com saúde pobre”.   

 

Bibliografia

1. Cholesterol and all-cause mortality in elderly people from the Honolulu Heart Program: a cohort study. Irwin J Schatz, Kamai Masaki et al, The Lancet 04 August 2001; 358:9279

2. Lack of association between cholesterol and coronary heart disease mortality and morbidity and all-cause mortality in persons older than 70 years. Krumholz HM, Seeman TE, Merrill SS, Mendes de Leon CF et al, JAMA, 1994 Nov 2;272(17): 1335-40

3. There is little reason to believe that high colesterol in the elderly leads to death from heart disease. Adam Goldstein, Journal of Family Practice Online, 1995

 

Seção Polêmicas