Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Deterioração Neurológica Após Cirurgia de Ponte de Safena Atinge 6% dos Casos Operados

 

Estudo Mede Riscos da Cirurgia Cardíaca ao Cérebro

"Pessoas que se submetem a Cirurgia de bypass coronário podem enfrentar um risco bem maior de um derrame do que estimativas prévias sugeriam, de acordo com estudo publicado na última quinta feira no New England Journal of Medicine (1). Os médicos que analisaram os registros de 24 hospitais americanos acharam que a operação leva a um derrame ou lesão fatal do cérebro em cerca de 3% dos casos e outros 3% tem espasmos, problemas de memória ou um baixo QI (deterioração intelectual). Estudos anteriores sugeriam que os riscos eram 10 vezes mais baixos. Derrame é a terceira causa líder de mortalidade nos Estados Unidos, de acordo com a Ischemia Research Education Foundation que patrocinou o último estudo. A pesquisa envolveu 2,108 pacientes e é significante porque mais do que 800,000 pessoas são submetidas mundialmente a algum tipo de cirurgia de bypass cada ano, na esperança de reabrir artérias entupidas. Médicos a longo tempo sabem que estes pacientes podem enfrentar alto risco de derrame ou outras complicações relacionadas ao cérebro mas o tamanho do risco tem sido questionado. O Doutor Dennis Mangano, um dos investigadores chefes no novo estudo, disse que a freqüência encontrada pode ser simplesmente a ponta do iceberg” porque este estudo  não conta os problemas menores como memória e concentração vistos em uns estimados 25 a 75% das cirurgias de bypass coronário durante a estadia no hospital". 

Boston, Reuters, 18/12/96

 

Michael A Babyak, do Laboratório Comportamental de Cardiologia  do Departamento de Psiquiatria do Centro Médico da Duke University, em discussão no newsgroup sci.med.cardiology da Internet  (26/2/98) sob o título “Bypass side effects” adiciona alguns dados: “Em termos de como predominantes e graves os problemas são, nossos dados e uma revisão de outros trabalhos sugerem que pelo menos 35-80% dos pacientes submetidos a bypass coronário mostram algum dano cognitivo nos primeiros 2 meses após a cirurgia, enquanto que ao redor de 35% mostram deficiências que persistem até por 1 ano. (Email: mbabyak@acpub.duke.edu

 

Outra questão é a comum incidência de delírio em pacientes idosos após a cirurgia de ponte coronária. Estudo efetuado em 71 pacientes idosos que se submeteram a esta cirurgia mostrou que 23 (32%) experimentaram delírio após a cirurgia (2)

 

Bibliografia

1. Adverse Cerebral Outcomes After Coronary Bypass Surgery Multicenter Study of  Perioperative Ischemia Research and the Ischemia Research and Education Foundation Investigators, Roach GW, Kanchuger M, Mangano CM, Newman M, Nussmeier N, Wolman R, Aggarwal A, Marschall K, Graham SH, Ley C: N Eng J Med 1996 Dec 19; 335(25): 1857-1863)

2. Incidence and risk factors for delirium and other adverse outcomes in older adults after coronary artery bypass surgery, Rolf DB et al, Can J. Cardiol 1999 Jul; 15(7):771-6).

 

Seção Polêmicas