10 – Condução auriculoventricular aberrante com PR curto e QRS anormal mas de duração normal, O Hospital, 1945;28:981-85

Contribuição inédita à literatura nacional secundando a descoberta de Fox (1945), caracterizando a pré-excitação ventricular e dupla condução AV com sincronia na ativação ventricular.

Sumario:

É apresentado um caso de condução AV aberrante com PR curto (0,10) e QRS anormal mas de duração normal (0,08).

Com a aplicação da Digitalina Nativelle, em doses médias, O PR tornou-se normal (0,12 e logo depois 0,14).

Sob a ação da quinidina e também após o esforço mostrou apenas um aumento do QRS; nessa mesma ocasião. O ECG tirado na posição ereta mostrou um encurtamento do PR, enquanto que o QRS permaneceu com a duração aumentada pela quinidina.

Dias após, quando passado o efeito da quinidina e ainda sob a ação de manutenção da Digitalina, o ECG apresentava de novo o QRS com sua duração habitual (0,08).

O Carbachol e o nitrito de amilo não demonstraram qualquer efeito sobre a duração do PR; contudo, foram bem manifestos os seus efeitos sobre a freqüência cardíaca em conseqüência da estimulação vagal pelo Carbachol e da estimulação simpática pelo nitrito de amilo.

Concordamos com Fox no que se refere à sua proposição de que o aumento da duração do QRS, não é um componente essencial da síndrome de Wolff-Parkinson-White.

Discordamos de sua assertiva sobre o efeito eletivo dos medicamentos colinergicos, como depressores do nó AV e o da quinidina como depressor do trajeto AV aberrante.     

 

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL