Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 

 

Gloriosa Trajetória e Rica Memória do Instituto de Cardiologia do Hospital Matarazzo "1945 - 1979"

 

(33 Trabalhos Inéditos na Literatura Mundial e 41 Trabalhos Inéditos na Literatura Nacional)

 

Quintiliano H. de Mesquita, Cardiologista

 

Veja: Livro "Seguindo os passos de um Gênio - Uma Saga na Medicina"

 

Em 1945, era fundado o Instituto de Cardiologia do Hospital N. S. Aparecida e Casas de Saúde Matarazzo. O Dr. José Eugenio de Paula Assis, chefe da Otorrinolaringologia, mineiro ilustre, homem de grande estatura moral e profissional, de grande sensibilidade e suavidade no trato com as pessoas, perguntou-nos certo dia porque não propúnhamos ao Hospital a criação de um Serviço de Cardiologia.

 

Embora trabalhássemos no Hospital há quase 2 anos, não conhecíamos bem o pessoal da Superintendência nem o próprio Diretor Clínico; por isso não tinha entrado em nossas cogitações um passo dessa natureza, mas que certamente dotaria o Hospital e Casas de Saúde Matarazzo de um suporte interessante e para nós seria uma grande oportunidade.

 

Dr. Paula Assis, amigo do Diretor Dr. Oswaldo Portugal, levou-nos até ele para que o puséssemos a par da Cardiologia de então e das suas implicações no universo de um Hospital geral de Clinica, Cirurgia, Pediatria e Maternidade.

 

Não nos foi difícil fazê-lo e encontramos no Diretor Clínico, um homem afável, receptivo e culto; em poucos minutos conseguimos despertar o seu interesse e mais do que isso o seu entusiasmo pela Cardiologia que nós lhe descrevêramos como um amante seduzido é sempre capaz de fazer.

 

De nossa proveitosa conversa e quase definitiva resolução, o assunto foi levado ao Sr. Conde Matarazzo que o aprovou de imediato.

 

Recebemos logo depois a comunicação do Diretor Clínico de que poderíamos instalar o Instituto de Cardiologia, quando então lhe comunicamos que, por dever ético e respeitando a prioridade, fizemo-lo saber que duas circunstâncias deveriam ser consideradas até que se chegasse a uma conclusão satisfatória sobre o destino do referido Instituto: a primeira dependeria do nosso colega Dr. José Maria Cabello Campos, Chefe da Radiologia, em abrir mão do seu direito em continuar fazendo Eletrocardiogramas, como ocorrera até 2 anos atrás com a participação do Dr. Bernardino Tranchesi; a segunda, seria propor ao Tranchesi a criação do referido Instituto sob sua chefia e com nossa participação.

 

O Dr. Cabello Campos, grande vulto da Radiologia brasileira, homem culto, inteligente, fraternalmente abriu mão dos seus direitos e foi muito amável em nos distinguir sempre daí para a frente.

 

Convocado o Dr. Tranchesi, pelo Diretor Clínico, este foi surpreendido com a atitude daquele eminente colega e amigo que ao ser abordado e informado sobre a criação do Instituto de Cardiologia, declinou do convite, dizendo-se dedicado a novo Serviço no Hospital das Clínicas e aproveitando a ocasião sugeriu nosso nome por saber que nós integrávamos um dos Serviços do Hospital.

 

Só então o Dr. Portugal contou-lhe o sucedido e de que nós havíamos nos manifestado respeitando a sua prioridade na Eletrocardiografia do Hospital, embora ele não figurasse oficialmente do corpo médico do Instituto de Radiologia.

 

 

O Doutor Mesquita, de jaleco branco, e alunos do II Curso de Eletrocardiografia do Instituto de Cardiologia do Hospital Matarazzo, realizado em 1947

 

Naquela época, a Eletrocardiografia ainda incipiente no Brasil era, na maioria dos casos, exercida pelos radiologistas, como por exemplo, Drs. Cássio Villaça, Paulo de Almeida Toledo, Cotrim, Raphael de Barros e outros.

 

Preparamo-nos para assumir competentemente o atendimento às necessidades de todas aquelas Clínicas existentes e estávamos ansiosos em organizar o Instituto de Cardiologia do Hospital, porque haveria muita coisa a fazer e no qual todo aquele que procurasse algo teria no farto material humano, uma fonte inesgotável de subsídios para sua experiência clínica.

 

Devidamente autorizado o nosso Instituto pelo Conde Francisco Matarazzo Jr., nós já contávamos com o entusiasmo e apoio do Dr. Oswaldo Portugal e passamos também a contar com o apoio do Dr. José Matarazzo, o Dom Pepino, Presidente da Sociedade de Beneficência.

 

Continuamos participando dos Cursos Intensivos de Cardiologia do Serviço do Dr. Dante Pazzanese, ministrando aulas sobre Arritmias Cardíacas e simultaneamente realizamos 5 Cursos de Eletrocardiografia em nosso Instituto (1946, 47, 48, 49 e 50) e subseqüentemente 3 Cursos sobre Arritmias Clínicas, com a aula inaugural de cada evento sempre proferida por nosso Mestre e Amigo Dr. Dante Pazzanese.

 

Ministramos o 1º Curso de Extensão Universitária sobre Eletrocardiografia Clínica (1951), o 2º Curso em 1959; bem como os Cursos de Arritmias Cardíacas em 1967, 1970 e 1972, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba.

 

Em 1952, fomos distinguidos com o título de Professor Honorário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba.

 

Editamos o livro: Introdução ao Estudo Eletrocardiográfico das Arritmias, Imprensa Universitária, Universidade Federal da Paraíba. 1971.

 

Em 1972, elaboramos a Teoria Miogênica do Enfarte Miocárdico.

 

Por último ministramos 3 Cursos sobre a Teoria Miogênica do Enfarte Miocárdico de 1972-79 no nosso Instituto.

 

Em 1975, fomos distinguidos com o Prêmio Tradição Prof. Ernst Edens outorgado pela Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte, Stuttgart, Alemanha (1)

 

Em 1979, editamos o livro "Teoria Miogênica do Enfarte Miocárdico (2). Novos conceitos de Fisiopatologia e Terapêutica; tendo merecido reportagem especial pelo Dr. Peter Schmidsberger, na Revista Bunte, Offenburg, Alemanha, 10-4-1980: "So bekampft ein Brasilianer den Herzinfarkt": "É Assim que um Brasileiro Combate o Enfarte do Coração" (3).

 

Em 1983, editamos o Boletim Informativo: "Enfarte - Como Tratar e Evitar só com Remédio".

 

Publicamos ainda os livros: "Como Escapar da Ponte de Safena e do Enfarte do Miocárdio só com Remédio, Ed. Icone, 1991 (4). "Remédio Boicotado Substitui Cirurgia da Ponte de Safena", Compset/Graph Editora e Comércio Ltda., 1996 (5).

 

 

Doutor Mesquita, no lançamento do livro Teoria Miogênica do Enfarte do Miocárdio, em 1979

 

A seguir, vamos apresentar por ordem cronológica todos os nossos trabalhos científicos realmente originais, publicados como contribuição pioneira à literatura nacional e até mesmo à mundial, como demonstração de quem sempre procura avançar, criando muitas vezes novos aspectos e conceitos na patologia cardíaca, tanto no campo clínico como no eletrocardiográfico, representando material inquestionável.

 

Nossa participação devotada à prática cardiológica tem sido nos últimos 60 anos a de registrar tudo aquilo que conseguimos apurar e que constitui uma coleção de trabalhos originais enriquecendo a literatura, com material indiscutível; contrapondo-se mesmo a certos centros universitários que pouco produzem ou contribuem quase sempre com trabalhos seriados de cópias em massa de tudo aquilo que vem dos paises estrangeiros; o que a nosso ver serve para demonstrar tão somente o espírito de mostrar-se presente para satisfazer o próprio ego dos participantes de custosos e importantes serviços médicos.

 

Só por isso, parecem representar a ortodoxia cardiológica que é incapaz de discutir ou tratar ética e profissionalmente tudo àquilo que surge de fora do seu ambiente de trabalho, como produção independente que contraria o habitualmente seguido como prática consagrada pelo uso, fugindo simplesmente à discussão e avaliação de fatos que representam novos caminhos.

 

Por tudo isso, temos a impressão de que a ortodoxia assim armada não existe de fato e sim conceitos dominantes emitidos e seguidos por centros hegemônicos poderosos pelo que representam funcionalmente no meio médico local e/ou nacional, mas sem substrato verdadeiro de contribuições originais e excepcionais; exercendo a lamentável conduta de pouco profissionalismo que é a de ignorar experiências clínicas comprovadas, não deixando até de cometer o descalabro de apelação ao boicote antiético e anti-científico àquilo que foge a seu cabedal cultural e médico.

 

O meio médico presidido pelos poderosos dirigentes de Sociedades Cardiológicas e Centros Universitários continuam ornamentando a cardiologia cabocla a reboque da cardiologia norte-americana e sem produzir nada de novo, tudo porque o brasileiro é dominado por complexo de inferioridade que o famoso Chacrinha proclamava repetidamente: no Brasil nada se cria tudo se copia!

 

A seguir, passamos a apresentar a lista de nossos trabalhos originais produzidos sempre com emoção, buscando contribuir para o enriquecimento da cardiologia nacional e com soluções para o bem-estar do paciente que deve ser respeitado e defendido por merecer o melhor.

 

Ativa Participação na Evolução da Cardiologia

 

O Instituto de Cardiologia integrava o Hospital N. S. Aparecida e Casas de Saúde Matarazzo na assistência médica com prestação de serviço clínico permanente de enfermarias de Homens e Mulheres, ambulatório destinado a indigentes e de clínica particular com atendimento diário; a partir de 1971 passou a contar também com a Unidade Coronária de 4 leitos e mais 2 enfermarias auxiliares para tratamento dos enfartados agudos.

 

Pouco tempo depois da instalação do Instituto de Cardiologia o complexo hospitalar passou a ser denominado como Hospital Matarazzo e Casas de Saúde Matarazzo, continuando como um centro de verdadeira filantropia inspirada no lema do Conde Francisco Matarazzo: Para que o preço da saúde dos ricos reverta em benefício da saúde dos pobres", representando o grande ideal de toda a classe médica assim envolvida pela saúde e bem estar do paciente.

 

Devemos registrar a plêiade de Assistentes que contribuíram muito para o progresso do nosso Instituto e o alto nível alcançado no meio médico-hospitalar com grande projeção, além dos estagiários procedentes de quase todos os Estados brasileiros e que por lá passaram anualmente em torno de 2 dezenas por ano.

 

Foram Assistentes os seguintes colegas que nos deixaram sempre com muita amizade e respeito ao nome feito de cada um: Alderico Alvite, Nicolino Falci, Gilberto Rocha, Manoel Bifulco, Álvaro Miller, Sostenes Vital Kerbrie, Jair de Paiva Reis, Cláudio Aparício Baptista, Sonia Maria Mendonça Mari, Maria Consuelo Grossi, Aldemir Baena Nogueira, Luiz Romero Guedes Maciel, José Monteiro. 

 

Participamos durante 34 anos e retiramo-nos finalmente procurando homenagear sempre o nosso Instituto ligando-o a todas nossas produções científicas através dos repetidos trabalhos publicados como sinal de que o Instituto de Cardiologia do Hospital Matarazzo continua sempre vivo e lembrado com a marca de um passado de glória e grandes realizações que animam e enobrecem o nosso presente.

 

Do total de 86 trabalhos publicados, com muita emoção e entusiasmo devemos registrar 33 trabalhos com aspectos inéditos na literatura mundial com os seguintes números de referência: 1-6-12-13-14-16-18-20-24-32-38-43-44-50-52-53-56-59-60-62-67-68-71-73-74-75-76-80-81-83-84, 85 e 86;

 

41 trabalhos inéditos na literatura nacional, com os seguintes números de referência: 7-8-9-11-15-17-19-25-27-28-30-34-35-36-39-40-41-42-45-46-47-48-49-51-54-55-57-58-61-63-64-65-66-69-70-72-77-78, 79 e 82;

 

e 12 trabalhos como contribuição à literatura nacional com os números de referência: 2-3-4-5-21-22-23-26-29-31, 33 e 37.

 

Trabalhos Publicados (1942 a 1999)

(Vínculos para resumos (1 a 86))

 

1 - A duração da sístole elétrica (intervalo QT) na oclusão coronária, Publicações Médicas, 1942;14:3-11

Inéditos aspectos na literatura mundial

O Prof. Frank Norman Wilson que ministrava um Curso de Eletrocardiografia no referido Serviço de Cardiologia do Dr. Dante (1942), distinguiu-nos quando acolheu uma separata do nosso trabalho.

2 - Variações fisiológicas e patológicas na duração das sístoles elétrica e mecânica, Publicações Médicas, 1942;14:5-29

Inéditos aspectos na literatura nacional.

3 - Determinação da velocidade circulatória pelo método de Teplov-Sor. Magalhães, BF e Mesquita, QHde: Brasil Médico, 1942;56:201-02

Contribuição à literatura nacional

4 - A velocidade sanguínea em cardiologia, Brasil Médico, 1942;56:3-12

Aula proferida no II Curso Intensivo de Cardiologia do Dr. Dante Pazzanese

5 - Quando se deve pedir um Eletrocardiograma. Publicações Médicas, 1943;15:3-7

Contribuição à literatura nacional

Este artigo teve uma direção certa para aqueles clínicos gerais que desejavam saber o que o ECG forneceria em diversas condições clínicas de sua prática diária.

6 - Velocidade sangüínea e prova de esforço. Mesquita, QHde e Magalhães, BF, Rev Clínica São Paulo, 1944;16:117

Inéditos aspectos na literatura mundial

7 - Taquicardia paroxística auricular com bloqueio auriculoventricular. Mesquita, QHde, Publicações Médicas, 1945;16:3-23

Contribuição inédita à literatura nacional confirmando a feliz designação de Wilson, FN et al. sobre o intervalo P-P retilíneo como período de “quiescência elétrica” na presença de bloqueio AV parcial com falhas ventriculares e como diagnóstico diferencial com o “flutter” atrial.

8 - Derivações Precordiais Múltiplas segundo a técnica de Pardee, Sanitas Assuntos Médicos, 1945;1:223

Contribuição inédita à literatura nacional

9 - Taquicardias, Sanitas Assuntos Médicos, 1945;1:443-88

Contribuição inédita à literatura nacional

Trabalho eletrocardiográfico e clínico divulgando os elementos diagnósticos e da terapêutica que deve ser ensaiada.

10 - Condução auriculoventricular aberrante com PR curto e QRS anormal mas de duração normal, O Hospital, 1945;28:981-85

Contribuição inédita à literatura nacional secundando a descoberta de Fox (1945), caracterizando a pré-excitação ventricular e dupla condução AV com sincronia na ativação ventricular.

11 - Raros aspectos da dupla condução auriculoventricular, O Hospital, 1946;29:1-10

Contribuição inédita à literatura nacional

12 - Associação da Estrofantina-K com a Digitalina na fibrilação atrial crônica, O Hospital, Nota Prévia, Agosto de 1946

Inéditos aspectos na literatura mundial

13 - Taquicardia paroxistica auricular com bloqueio sinoauricular, Rev. Paulista de Medicina, 1947;30:261-70

Inéditos aspectos na literatura mundial

14 - Raros aspectos do complexo QRS num caso de grande hipertrofia do ventrículo esquerdo, O Hospital, 1947;32:553

Inéditos aspectos na literatura mundial.

15 - O sulfato de magnésio nas taquicardias paroxísticas, Rev. Hosp. N. S. Aparecida, 1948;1:39-48

Contribuição inédita à literatura nacional.

16 - Associação da Estrofantina-K com a Digitalina na fibrilação auricular, O Hospital, 1948;33:179

Inéditos aspectos na literatura mundial

17 - Aspectos eletrocardiográficos da associação dos enfartes posteroinferior e anteroseptal, Rev Hospital N. S. Aparecida, 1948;1:25-37

Inéditos aspectos na literatura nacional.

Tal associação passou a ser denominada como enfarte inferoseptal por Horan e Flowers (1972)

18 - A insuficiência cardíaca da criança, Pediatria Prática, 1948;19:309

Inéditos aspectos na literatura mundial.

19 - Aspectos eletrocardiográficos do reflexo óculo-cardíaco, Arq. Bras Cardiol, 1948;1:307-21 Republicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em (Túnel do Tempo – Há 50 anos), 2002.

Inéditos aspectos na literatura nacional.

20 – Contribuição para o estudo dos bloqueios de ramo. Nova classificação, Arq Bras Cardiol, 1948;1:175-85  e Rev Hospital N. S. Aparecida, 1949;4:39-48.. Republicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em (Túnel do Tempo – Há 50 anos), 2002.

Contribuição inédita à literatura mundial com a descoberta de 2 tipos de bloqueio de ramo direito que deu lugar à nossa classificação dos bloqueios incompletos de ramos.

21 - Dietilaminoetoxi-2-difenil, Nota Prévia, Rev Hospital N. S. Aparecida, 1949;2:89

Contribuições à literatura nacional

22 - Pesquisa eletrocardiográfica do ventrículo direito, Rev Hospital N. S. Aparecida, 1949;2:52

Contribuição à literatura nacional

23 - Derivações auxiliares torácicas anterolaterais no enfarte miocardico, Rev Hospital N. S. Aparecida, 1949;2:52

Contribuição à literatura nacional

24 - Duplo teste da velocidade sanguínea na determinação da capacidade funcional dos cardíacos, Mesquita QHde, Rocha G, Bifulco M, Revista Hospital N. S. Aparecida, 1949;4:7-12

Inéditos aspectos na literatura mundial

25 - Ritmo recíproco: falso e verdadeiro, Arq Bras Cardiol, 1950:3:275-94

Inéditos aspectos na literatura nacional

26 - Contribuição para o tratamento dos paroxismos taquicardíacos pelo Dietilaminoetoxi-2-difenil (1262F), O Hospital, 1950;38:653-83

Contribuições à literatura nacional

27 - Efeito da atropina sobre o bloqueio AV parcial, Hospital N. S. Aparecida, 1951;4:491-507

Inéditos aspectos na literatura nacional

28 - Comprometimento do pericárdio na doença de Hodgkin, Considerações sobre um caso de derrame pericárdico. Revisão da literatura, O Hospital, Setembro de 1951:327-42

Inéditos aspectos na literatura nacional

Representando o 27º caso da literatura mundial. Tendo merecido comentários em 2 números do JAMA (1952;Vol. 148, nº 2 pág. 133 e nº 3 pág. 237).

29 – Taquicardia paroxistica auricular com bloqueio de ramo transitório provocado pela quinidina, Hospital N. S. Aparecida, 1952;5:133

Contribuição à literatura nacional

30 – Extrassistolia ventricular desencadeando aparente ou real desbloqueio de ramo intermitente, O Hospital, 1952;42:715-31

Inéditos aspectos na literatura nacional

Casos interpretados sem o verdadeiro mecanismo fisiopatológico e que se acham corrigidos na referencia nº 57.

31 - Notas práticas sobre o emprego da Digitalina, Rev Hospital N. S. Aparecida, 1952;5:464-69

Contribuição à literatura nacional

32 - Desbloqueio sinoauricular pela quinidina, O Hospital, 1953;4:15-20

Inéditos aspectos na literatura mundial.

33 - Bloqueio total auriculoventricular apresentando capturas auriculares, O Hospital, 1954;5:629-33

Contribuição à literatura nacional.

34 - Eletrocardiograma de esforço na angina do peito, Arq Bras Cardiol, 1954; 7: 137-49

Contribuição inédita à literatura nacional.

35 - Raros aspectos da síndrome de Wolff-Parkinson-White, R Hospital N. S. Aparecida, 1955;8:179-204

Inéditos aspectos na literatura nacional.

36 – O trinitrato de trieatonolamina no tratamento da angina pectoris, Arq Bras Cardiol, 1956;9:49-60

Contribuição inédita à literatura nacional.

37 – Prognóstico e tratamento da grávida cardíaca, Rev Hospital N. S. Aparecida, 1955;8:237-50

Contribuição à literatura nacional.

38 – Aneurisma do coração, Casuística, Apresentação do caso operado por Bailey, Rev Hospital do Hospital Matarazzo,1956,9:151-197

Contribuição inédita à literatura mundial

Em 14/04/54, foi realizada a 1ª aneurismectomia ventricular no Hahnemann Hospital, Philadelphia, EUA, com sucesso. Caso acompanhado clinicamente e durante a cirurgia pelo autor.

39 – Ritmo recíproco, Arq Bras Cardiol, 1956;9:91-111

Contribuição inédita à literatura nacional.

40 – Pararritmia e dissociação AV com interferência na presença de bloqueio auriculoventricular parcial, Arq Bras Cardiol, 1957; 10:195-218

Contribuição inédita à literatura nacional

41 – Extrassistoles auriculares com complexo QRS de duração normal em casos de bloqueio de ramo, Arq Bra Cardiol, 1958;11:319-26

Contribuição inédita à literatura nacional.

42 – Síndrome pleuropericardiopulmonar após enfarte miocardico, Arq Bras Cardiol, 1959;12:72-82

Contribuição inédita à literatura nacional.

43 – Contribuição para o estudo do enfarte do ventrículo direito,  Arq Bras Cardiol, 1960; 13:162-77

Contribuição inédita à literatura mundial..

1º caso de enfarte isolado do ventrículo direito diagnosticado em vida através do ECG e contraditando a teoria cavitaria.

44 - Bloqueio total auriculoventricular com ritmo idioventricular de centros hisianos e variações de condução nos dois ramos, Arq Bras Cardiol, 1958;11:143-56

Contribuição inédita à literatura mundial.

No caso presente registramos o Bloqueio de Ramo Incompleto com períodos de Wenckebach pós-extrassistolico ventricular, desbloqueio espontâneo e regressivo, tanto do ramo direito como do ramo esquerdo.

45 - Taquicardia paroxistica nodal AV inferior com QRS aberrante e bloqueio retrogrado progressivo nodal AV-auricular, Arq Bras Cardiol, 1961;14:213-20

Contribuição inédita à literatura nacional.

Esses 2 casos foram assim interpretados e sugeriam também a presença de WPW que mais tarde foi bem caracterizada juntamente com mais 2 casos de Ritmo nodal AV tipo 3 de nossa classificação e publicados no I Congresso Virtual de Cardiologia pela Internet em 1999 (ref. 86)

46 - A histopathologic study of the atrioventricular communication in two hearts with the Wolff-Parkinson-White-syndrome, Lev, M, Kennamer, R, Prinzmetal, M and Mesquita, QHde, Circulation, 1961;24:41-50

Contribuição inédita à literatura nacional.

Dois corações de portadores de Doença de Chagas e com WPW foram doados por nós a Myron Prinzmetal em 1954 tendo sido amplamente estudados por Maurice Lev, através de 17.235 lâminas.

47 - Síndrome pleuropericardio pulmonar pós enfarte miocárdico, Medicina Cirurgia e Farmácia, 1961;294:179-192

Contribuição inédita à literatura nacional.

Trabalho apresentado ao Congresso Interamericano de Cardiologia no Rio de Janeiro como homenagem a Dressler e que surpreendentemente representou o único trabalho inscrito sobre esse tema.

48 - Fenômeno recíproco originário de extrassistole ventricular e responsável por taquicardia paroxística auricular, Arq Bras Cardiol, 1961; 14:295-303

Inéditos aspectos na literatura nacional.

49 - Manifestações do nó auriculoventricular e seio coronário com relação à síndrome de Wolff-Parkinson-White, Arq Bras Cardiol, 1961; 14:363-72

Inéditos aspectos na literatura nacional.

50 - Digitalina e Lanatosideo-C na insuficiência cardíaca da criança, Medicina, Cirurgia e Farmácia, 1962;297:48-57

Inéditos aspectos na literatura mundial

51 - Anticoagulante e enfarte miocárdico, Publicações Médicas, 1962; 33:3-12

Inéditos aspectos na literatura mundial.

Registramos o fracasso dos anticoagulantes cumarinicos e heparina na sustação da AI e prevenção do EAM no período de 1944-1954.

52 - Aspectos eletrocardiográficos do enfarte do ventrículo direito, Arq. Bras Cardiol, 1963;16:113-26

Inéditos aspectos na literatura mundial

53 – Bloqueio incompleto de ramo, tipo 2, caracterizado por períodos de alargamento progressivo do complexo QRS, terminando em padrão de bloqueio completo, Arq Bras Cardiol, 1963; 16:187-94

Inéditos aspectos na literatura mundial.

54 – Aspectos clínicos e patogênicos da síndrome pós-enfarte miocárdico descrita por Dressler, O Hospital, 1966; 69:9-32

Contribuição inédita à literatura nacional.

55 - Revascularização do miocárdio isquêmico pela Cardiomentopexia. Resultados imediatos e tardios de três casos operados. Mesquita, QHde, Bastos, ES, Souza, JEMR, Trabalho apresentado ao III Congresso Sulamericano de Cardiologia - XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia, Julho de 1967, São Paulo

Inéditos aspectos na literatura nacional.

56 - Ritmo simbiótico sino-atrioventricular (SA-AV). Nota Previa, Arq Bras Cardiol, 1970; 23:179-198

Contribuição inédita à literatura mundial.

Em nossos estudos sobre arritmias verificamos na transição de ritmo sinusal para ritmo nodal AV e vice-versa uma freqüente fusão desses 2 estímulos no miocárdio atrial, dando em conseqüência o registro de onda P de aspectos variáveis bem como do intervalo PR e demorando nossos registros tivemos a oportunidade de chegar a duradouras manifestações que vieram constituir uma prolongada sucessão rítmica de tais fenômenos que denominamos de ritmo simbiótico sino-atrioventricular (SA +AV).

57 - Facilitação e efeito de Wedensky durante bloqueio de ramo, Mesquita, QHde, Reis, JP, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS, Arq. Bras Cardiol, 1971;24:41-7

Inéditos aspectos na literatura nacional

Parte dos casos de trabalho anterior (ref. 30) são reapresentados e interpretados pelo mecanismo verdadeiro condicionante do desbloqueio de ramo.

58 - Bloqueio de ramo dependente de bradicardia, Arq Bras Cardiol, 1971;24:15-20. Mesquita, QHde, Reis, JP, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS, Maciel, LRG

Inéditos aspectos na literatura nacional.

59 – Angina de esforço e síndrome de enfarte miocárdico iminente: aspectos sintomáticos dependentes de insuficiência miocárdica regional. Nota Prévia. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Cardiologia, Curitiba;1972;35

Contribuição inédita à literatura mundial

60 – Emprego do cardiotônico no tratamento da angina pectoris e síndrome de enfarte miocárdico iminente, Mesquita,QHde, Reis, JP, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS et al., RBCTA, 1973;2:1-16

Contribuição inédita à literatura mundial.

61 - Efeito da Estrofantina-K de uso endovenoso, no tratamento do quadro clínico enfartante e do enfarte agudo do miocárdio, Mesquita,QHde, Reis, JP, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS, RBCTA, 1973; 2:647-64

Contribuição inédita à literatura nacional

62 - Teoria Miogênica do enfarte do miocárdio. Mecanismo, comprovação clínica e profilaxia. Apresentado ao 31º Congresso Brasileiro de Cardiologia, Salvador, 1975 (Livro Teoria Miogênica, 1979)

Contribuição inédita à literatura nacional. 

63 - Administração contínua do cardiotônico na profilaxia do enfarte do miocárdio, RBCTA, 1976; 5:309-12

Contribuição inédita à literatura nacional

64 - Proteção do miocárdio no quadro clínico enfartante pela Estrofantina E. V. .  Apresentado ao 32º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 1976, São Paulo, Mesquita, QHde, Baptista, CAS, Kerbrie, SV, Mari, SM, Monteiro, J, Maciel, MC.

Contribuição inédita à literatura nacional.

65 - Preservação funcional do miocárdio isquêmico pelo cardiotônico a longo prazo. Recateterização de 29 casos, Mesquita, QHde, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS, Monteiro, J, Maciel, MC, Medicina de Hoje, 1978;154-58

Contribuição inédita à literatura nacional

66 - Cardiotônico e enfarte agudo do miocárdio, RBCTA, 1981; 10:646-63

Contribuição inédita à literatura nacional.

67 - Deflexão QS no enfarte do ventrículo direito: Teoria vectorial versus teoria cavitaria. Relato de 2 casos, Mesquita, QHde, Grossi, MC, Lopes, FPdeQ, Monteiro, DCM, Arq Bras Cardiol, 1981; 36/2:125-31

Inéditos aspectos na literatura mundial.

68 – Subsídios eletrocardiográficos para o diagnóstico de enfarte do ventrículo direito, Mesquita, QHde, Baptista, CAS, Grossi, MCSM, Lopes, FpdeQ, Arq Bras Cardiol, 1982; 39/13:177-80

Inéditos aspectos na literatura mundial.

69 – O cardiotônico na coronariopatia crônica e prevenção do enfarte do miocárdio, Mesquita, QHde, Baptista, CAS, Grossi, MCBM, Mari, SM, Rev Bras Med, 1982; 39: 359-72 e RBCTA, 1982;11:794-807

Contribuição inédita à literatura nacional

70 – Aspectos angiográficos coronários e ventriculográficos do primeiro enfarte do miocárdio em coronariopatia crônica silenciosa, Rev Bras Med, 1982;39:427-34

Contribuição inédita à literatura nacional.

71 – O cardiotônico na sindrome intermediária coronária, Mesquita, QHde, Baptista, CAS, Mari, SM, Monteiro, JTC, Grossi, MCBM, Rev Bras Med (Cardiologia), 1983;2:317-23

Contribuição inédita à literatura mundial.

72 – Importância da Idade como fator prognóstico no enfarte agudo do miocárdio, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985;4:335-41

Inéditos aspectos na literatura nacional.

73 – Aspectos eletrocardiográficos da conversão de bloqueio de ramo esquerdo incompleto tipo 1a em bloqueio de ramo completo e vice-versa, Arq Bras Cardiol, 1984; 42/2:133-37

Contribuição inédita à literatura mundial.

74 – Coexistência dos tipos A e B da síndrome de WPW com fenômenos isolados e alternantes, Arq Bras Cardiol, 1984; 42/3:205-07

Contribuição inédita à literatura mundial.

O caso foi interpretado como impar na literatura compulsada.

75 – Nova e Simplificada Classificação eletrocardiográfica do enfarte agudo do miocárdio, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985; 4: 34-42

Contribuição inédita à literatura mundial.

76 – Associação de Proscilaridina-A e Verapamil por via oral no tratamento da angina do peito instável, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985; 4:99-108

Contribuição inédita à literatura mundial.

77 – ECG de esforço (30 subidas no duplo degrau) para diagnóstico de insuficiência coronária relativa, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985; 4:139-48

Contribuição inédita à literatura nacional.

78 - Implicações fisiopatológicas e terapêuticas do enfarte agudo do miocárdio frente a coronárias angiograficamente normais ou com lesões estenóticas pérvias, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985;4:187-92

Contribuição inédita à literatura nacional.

79 - Aspectos eletrocardiográficos do ritmo sinusal com ativação atrial parcial e condução sinoventricular, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985; 4:214-20

Contribuição inédita à literatura nacional.

80 - Sucessivas manifestações eletrocardiográficas dos 3 tipos de ritmo nodal AV, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985; 4:195-8

Inéditos aspectos na literatura mundial.

81 - Parada ventricular paroxística decorrente de bloqueio de ramo bilateral, completo e simultâneo (fase 4). Relato de 1 caso, Rev Bras Med (Cardiologia), 1989;8:97-100

Inéditos aspectos na literatura mundial.

82 - Porque teoria miogênica e não teoria trombogênica, Arq Bras Cardiol, 1994; 62/4:271-75.

Artigo disponibilizado pelos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, na Internet, em 2003.

Contribuição inédita à literatura nacional.

83 - Eletrocardiograma do Infarto ventricular direito. Evolução histórica e crítica, Ars Cvrandi, 1995; 28:12-44

84 - Infarto agudo do miocárdio. Nova e simplificada classificação eletrocardiográfica, Ars Cvrandi, 1995; 17:4-18

Contribuições inéditas à literatura mundial.

85 - Angina Instável. Etiologia Aterosclerótica, Fisiopatologia Miogênica e Terapêutica Cardiotônica, Ars Curandi, 1999; 32:12-19

Contribuição inédita à literatura mundial.

86 - Excepcionais registros da síndrome de Wolff-Parkinson-White no ritmo e na taquicardia nodal AV confirmando a teoria da condução acelerada de Prinzmetal, Mesquita, QHde e Baptista, CAS, apresentado no I Congresso Virtual de Cardiologia em http://www.fac.org.ar/cvirtual/tlibres/tnn2346p/tnn2346p.htm, Republicado na Ars Cvrandi: 2002 (maio);35:3

Contribuição inédita à literatura mundial

Primeiros casos da literatura mundial, particularmente sustentados pelo registro de um ciclo extrassistólico com características de nodal AV tipo 3 de nossa classificação, registrado em caso de Wolff-Parkinson-White durante ritmo sinusal na monografia de Prinzmetal (Fig. 18).

 

Trabalhos inéditos na literatura mundial publicados posteriormente ao falecimento do Dr. Quintiliano de Mesquita, ocorrido em 28 de outubro de 2000:

- Cardiotônico: Insuperável na Preservação da Estabilidade como Preventivo das Síndromes Coronárias e Responsável pela Prolongada Sobrevida”, Ars Cvrandi; 2002 (maio); 35:3 (Veja discussão em Polêmicas)

- Efeitos do Cardiotônico + Dilatador Coronário na Coronário-Miocardiopatia Crônica Estável, Com e Sem Enfarte Prévio, A Longo Prazo, Ars Cvrandi 2002 (setembro);35:7  (Sumário)

 

Veja também!

  1. Artigos inéditos e algumas memórias sobre suas contribuições médico-científicas (artigos)
  2. Homenagens e correspondências recebidas referentes aos seus achados médico-científicos (Memorial)
  3. Sua ativa participação na formação da história da cardiologia brasileira (anos 40)