38 – Aneurisma do coração, Casuística, Apresentação do caso operado por Bailey, Rev Hospital do Hospital Matarazzo,1956,9:151-197

Contribuição inédita à literatura mundial

Em 14/04/54, foi realizada a 1ª aneurismectomia ventricular no Hahnemann Hospital, Philadelphia, EUA, com sucesso. Caso acompanhado clinicamente e durante a cirurgia pelo autor.

Resumo:

O autor apresenta a sua casuística de 5 casos de aneurisma do coração pós-enfarte passando em revista os aspectos clínico, radiológico e eletrocardiográfico e acentuando a necessidade da intervenção cirúrgica em todos os casos de aneurisma cardíaco devido às complicações geralmente observadas: insuficiência cardíaca, embolias sistêmicas ou ruptura cardíaca.

Apresenta a observação de caso operado no qual foi praticada a aneurismectomia com o “follow-up” de 15 meses de ótimos resultados. A técnica cirúrgica está descrita por Bailey em sua monografia, onde também está referindo o presente caso.

O autor estuda o quadro eletrocardiográfico dos casos observados e particularmente do operado e chega à conclusão de que persistente desnivelamento do segmento RS-T é conseqüência da solução de continuidade elétrica que pode ser representada por tecido fibrótico do aneurisma ventricular, por grande cicatriz ventricular ou por tumoração ventricular interrompendo a onda elétrica e agindo como obstáculo às ondas de ativação e desativação ventriculares.

Acha o autor que as demais variações de forma do complexo QRS são conseqüências da rotação que o coração sofre quando tem uma determinada zona que não participa da sístole ventricular e ocasiona o deslocamento da ponta do coração; nesses casos há um encurtamento funcional da parede atingida, processando-se a sístole ventricular em função das paredes íntegras, excluída a zona atingida, de modo que o coração terá uma outra projeção dos seus eixos anatômico e elétrico.

Assim, a situação anômala do ictus cordis não corresponde à pulsação aneurismática e provavelmente deve representar o choque impulsivo formado por tecido são.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL