43 – Contribuição para o estudo do enfarte do ventrículo direito,  Arq Bras Cardiol, 1960; 13:162-77

Contribuição inédita à literatura mundial..

1º caso de enfarte isolado do ventrículo direito diagnosticado em vida através do ECG e contraditando a teoria cavitaria.

Resumo:

O autor registra a localização do enfarte isolado do ventrículo direito como um acontecimento raro e representando até agora meros achados de necropsia, o que provavelmente parece ter impedido uma pesquisa eletrocardiográfica mais acurada, como a praticada no presente trabalho.

Ressalta o autor que, como decorrência das conjecturas teóricas, as curvas eletrocardiográficas sobre o enfarte da parede livre do ventrículo direito deveriam apresentar alterações do complexo QRS – padrão cavitario rS – e do segmento RS-T e da onda T, indicando enfarte situado próximo ao eletrodo explorador.

Contudo, a experimentação (Wilson e col. e Bakos) tem revelado surpreendentemente o registro do padrão QS sobre a zona enfartada do ventrículo direito, como acontece em idênticas condições no ventrículo esquerdo, permanecendo, no entanto, o padrão cavitario direito rS.

O autor está inclinado a admitir que a técnica de eletrocardiografia intramural humana, preconizada por Prinzmetal e col., pode ajudar na interpretação do fenômeno registrado e representaria, como acontece no ventrículo esquerdo, a camada imediatamente subendocárdica e separada da cavidade pelo endocárdio íntegro.

O autor recolhendo os achados práticos da experimentação em animais e comparando os achados eletrocardiográficos do seu caso com os já compulsados da literatura, todos com a necessária comprovação histopatológica, procura identificar o enfarte extenso do ventrículo direito através dos seguinte padrões: modificações de forma do complexo QRS (deflexão QS ou QR), persistente desnível positivo do segmento RS-T e aspecto de onda T  (difásica +- ou negativa), indicando a situação de enfarte próximo do eletrodo explorador em D2, D3, aVF e AVR e de toda região investigada do hemitorax direito (faces anterior, lateral e posterior) e as derivações esofagianas; enquanto os pontos captados do hemitorax esquerdo mostram transição normal do conjunto QRS, RS-T e de T de V1 a V3 e daí para as faces lateral e posterior com alterações de depressão recíproca do segmento RS-T e de T, indicando o enfarte situado em sentido diametralmente oposto, o que equivale dizer enfarte do ventrículo direito.

O autor fazendo a tomada das derivações epicardicas, registrou o padrão QS sobre os vários pontos pesquisados do ventrículo direito e o padrão RS sobre o ventrículo esquerdo, corroborando assim os achados experimentais de uma maneira mais definida pela característica dinâmica da verdadeira eletrofisiologia prática do que o próprio achado puramente necroscópico.

A toracotomia exploradora, praticada em conseqüência da suspeita clínica, radiológica e eletrocardiográfica de aneurisma parietal do ventrículo direito ou de coronária direita ou de aurícula direita, confirmou esta última condição e o diagnóstico eletrocardiográfico de enfarte da aurícula e do ventrículo direitos.

O autor frisa ainda a ausência de curvas evolutivas da onda T para a negatividade e aspecto coronário, como acontece nos enfartes do ventrículo esquerdo e procura justifica-la pela pequena espessura da parede do ventrículo direito.

  

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL