52 - Aspectos eletrocardiográficos do enfarte do ventrículo direito, Arq. Bras Cardiol, 1963;16:113-26

Inéditos aspectos na literatura mundial

Resumo:

O autor apresenta três casos de enfarte miocárdico considerados do ponto de vista eletrocardiográfico como situados no ventrículo direito, segundo o critério diagnóstico estabelecido pelo autor em caso publicado anteriormente e diagnosticado em vida, especialmente através das derivações epicardicas do ventrículo direito, que mostraram deflexões QS e QR, como fora registrado na experimentação.

Destaca o padrão Q3-T3 e Q-T em aVF como sendo comum aos enfartes da parede posterior do ventrículo esquerdo e enfarte isolado do ventrículo direito; apresenta como característica diferencial a deflexão QS ou QR registrada em V4R e aVR, derivações antero-laterais e posteriores do hemitorax direito e, às vezes, até em V1.

Refere o registro de alterações recíprocas do segmento RS-T e da onda T, nos pontos precordiais antero-laterais esquerdos, e o padrão de bloqueio incompleto do ramo esquerdo.

A observação dos padrões eletrocardiográficos em seu conjunto, mostra a delimitação do tórax em dois campos bem distintos, onde o hemitorax direito fornece padrões de enfarte miocardico próximo do eletrodo explorador, e o esquerdo como alterações recíprocas dadas por enfarte distante do ponto de captação eletrocardiográfica.

Também foram caracterizados por grave significado prognóstico através da sobrevivência de apenas 18 horas no primeiro caso, de 44 dias no segundo e de 6 dias no terceiro.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL