53 – Bloqueio incompleto de ramo, tipo 2, caracterizado por períodos de alargamento progressivo do complexo QRS, terminando em padrão de bloqueio completo, Arq Bras Cardiol, 1963; 16:187-94

Inéditos aspectos na literatura mundial.

Resumo:

O autor, tendo em vista a raridade do registro do tipo 2 de sua classificação de bloqueio de ramo apresenta casuística de 3 casos, após paciente e acurada observação, tendo por fito a confirmação de sua assertiva anterior, de que os fenômenos da condutibilidade são comuns a todos os segmentos do sistema muscular específico.

Considera o tipo 2 de bloqueio incompleto de ramo como funcionalmente análogo ao bloqueio auriculoventricular parcial, denominado de períodos de Luciani-Wenckebach, daí o enunciado do bloqueio como: período de alargamento progressivo do complexo QRS terminando em padrão de bloqueio completo.

O primeiro caso é o padrão que serviu à sua classificação. Os dois outros, estudados mais acuradamente, mostram, além dos períodos que indicam o bloqueio progressivo, o fenômeno em sentido inverso, isto é, o desbloqueio gradual do ramo comprometido como manifestação espontânea ou relacionada com extrassistoles ventriculares.

No terceiro caso, o autor pôde registrar, também de maneira espontânea e sucessiva, o complexo desenvolvimento do bloqueio progressivo até o padrão de bloqueio completo e daí, a regressão gradual ao normal; constitui, assim, um fenômeno fisiopatológico que deve indicar a depressão seguida por recuperação funcional do setor do sistema muscular específico comprometido.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL