55 - Revascularização do miocárdio isquêmico pela Cardiomentopexia. Resultados imediatos e tardios de três casos operados. Mesquita, QHde, Bastos, ES, Souza, JEMR, Trabalho apresentado ao III Congresso Sulamericano de Cardiologia - XXIII Congresso Brasileiro de Cardiologia, Julho de 1967, São Paulo

Inéditos aspectos na literatura nacional.

Resumo:

Os autores baseados em estudos experimentais iniciados em 1941 tiveram a oportunidade de aplicar o método de O'Shaughnessy modificado em sua técnica, em 3 pacientes (1948,1955 e 1958).

Escolheram nesses 3 casos de estado anginoso permanente, a condição clínica capaz de testar um método de revascularização miocárdica, quando nenhum esquema terapêutico fora bem sucedido para minorar os padecimentos dos três pacientes.

Os resultados imediatos foram excelentes pois logo nos primeiros dias o estado anginoso permanente, mesmo em repouso, fora eliminado e a movimentação livre, sem sintomas, no Hospital e depois em seus domicílios era possível.

Já nos meses seguintes o esforço maior não desenvolvia qualquer sintomatologia e puderam desde logo desempenhar uma atividade física compatível com a condição social e profissional de cada um; exceto o 3º paciente no qual se registrou o aparecimento de hérnia diafragmática que exigiu a sua correção cirúrgica, tendo depois ficado em condições de desempenhar a sua atividade normal.

O 1º paciente conseguiu atingir uma sobrevida de 6 anos com atividade normal, ao fim dos quais faleceu em conseqüência de carcinomatose.

O 2º paciente operado há 12 anos desempenha uma vida normal e exerce a sua atividade de bancário sem qualquer sintomas que se refiram ao processo anteriormente constatado de natureza isquêmica.

Quer parecer aos autores que a evolução da afecção coronária desses casos foi sustada e que há condições de superar uma possível trombose coronária pela comunicações vasculares formadas pela Cardiomentopexia.

 

 RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL