61 - Efeito da Estrofantina-K de uso endovenoso, no tratamento do quadro clínico enfartante e do enfarte agudo do miocárdio, Mesquita,QHde, Reis, JP, Kerbrie, SV, Mari, SM, Baptista, CAS, RBCTA, 1973; 2:647-64

Contribuição inédita à literatura nacional

Resumo:

Um total de 154 pacientes, admitidos na Unidade Coronária do Hospital Matarazzo, com diagnóstico clínico e eletrocardiográfico de enfartados agudos, foram submetidos à estrofantina k e dipiridamol, por via endovenosa, associados a vasodilatador oral e inibidor da monoaminoxidase; 82 (53%) pacientes mostraram sustação clínica, eletrocardiográfica e enzimática e 72 (47%) foram considerados enfartados, mas atenuados. Conseqüentemente, os autores passaram a denominar os aparentemente enfartados como portadores de quadro clínico enfartante.

Os efeitos da estrofantina K mostraram-se marcantes através dos seguintes resultados:

- baixa administração de analgésicos e entorpecentes;

- baixa incidência de arritmias cardíacas;

- baixa incidência de insuficiência cardíaca;

- baixa incidência de choque cardiogênico, e

- baixa mortalidade (7,7%)

Demonstraram que o enfarte do miocárdio pode ser evitado, sustado ou - pelo menos - atenuado, com o emprego da estrofantina K endovenosa, dependendo também da capacidade de resistência miocárdica frente à isquemia e à hipóxia.

Preconizam o abandono da atitude terapêutica atual - contemplativa e sintomática - e adoção da administração precoce da terapêutica cardiotônica especifica, a fim de se surpreender o processo ainda sob o predomínio da insuficiência miocárdica regional.

Proscilaridina e digital foram empregados como cardiotonicos de manutenção. Os resultados imediatos e a médio prazo são surpreendentes e muito bons e, a longo prazo, há a expectativa da manutenção do equilíbrio coronária-miocárdio pelo cardiotônico, propiciando o desenvolvimento da circulação colateral intercoronaria.

A cinecoronariografia e ventriculografia indicaram predominância do processo obstrutivo incompleto e função ventricular satisfatória no processo enfartante sustado e predominância do processo obstrutivo completo e função ventricular insatisfatória no enfartado.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL