72 – Importância da Idade como fator prognóstico no enfarte agudo do miocárdio, Rev Bras Med (Cardiologia), 1985;4:335-41

Inéditos aspectos na literatura nacional.

Resumo:

Foram estudados 218 pacientes (Grupo 1, com e > 70 anos) com enfarte agudo do miocárdio, a fim de se determinar a incidência de mortalidade hospitalar neste grupo da população e para avaliar os fatores clínicos que pudessem influencia-la.

A incidência de mortalidade no Grupo 2 de 1072 pacientes com idade abaixo de 70 anos (9,4%), admitidos durante o mesmo período e tratados da mesma maneira, era destinada a comparação com a do Grupo 1 (26,6%). Idade avançada (Grupo 1) era associada com significativamente mais alto índice de mortalidade quando considerados os pacientes sem quaisquer fatores prognósticos associados, habitualmente tidos como de bom risco prognóstico e quando comparados com os pacientes do Grupo 2 (< 70 anos).

As causas de morte predominantes nos dois grupos em estudo mostraram-se com gradual e concordante prevalência, assim representadas: morte súbita (36,4%), arritmia grave (34,5%) e choque cardiogênico (16,9%). Os fatores prognósticos que influenciaram significantemente a incidência de mortalidade nos mais idosos (Grupo 1) foram as complicações representadas pelo choque cardiogênico, edema agudo de pulmão, bloqueio atrioventricular total, graves arritmias e assistolia.

A idade é apresentada como significante fator prognóstico, intrinsecamente importante e independente da associação com outros fatores prognósticos, é responsável pelo aumento da incidência de enfarte nas 8ª e 9ª décadas dos pacientes do sexo feminino, quando a relação homens-mulheres se estreita passando de 6:1 (Grupo 2) para 2:1 (Grupo 1). O sexo feminino é ainda observado com nítida prevalência na mortalidade do Grupo 2 (< 70 anos), enquanto que no Grupo 1 (com ou > 70 anos) não se registra predominância significativa. O único padrão eletrocardiográfico que foge à regra da influência da idade como fator prognóstico importante é o do enfarte do ventrículo direito.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL