81 - Parada ventricular paroxística decorrente de bloqueio de ramo bilateral, completo e simultâneo (fase 4). Relato de 1 caso, Rev Bras Med (Cardiologia), 1989;8:97-100

Inéditos aspectos na literatura mundial.

Resumo:

É apresentado um caso de cardiopatia aterosclerótica com repetidas crises de Stokes-Adams por paradas ventriculares de 2,96-9,52 segundos, precedidas por redução da cadência sinusal e discreto retardo na condução atrioventricular.

O ECG básico era de bloqueio de ramo direito incompleto e condução AV normal, mas em registro muito significativo foi observado bloqueio de ramo bilateral, com alternância de bloqueios direito e esquerdo, sendo este dependente de bradicardia e com prolongamento do intervalo PR.

As paradas ventriculares foram atribuídas ao mecanismo de bloqueio completo e simultâneo dos 2 ramos dependente de bradicardia e sua duração imposta por sucessivas e anormais manifestações de despolarização diastólica (fase 4), automáticas e espontâneas; ocorrendo recuperação de um dos ramos por ocasião do registro de escapes nodais AV que; interrompendo as paradas ventriculares, precedem o restabelecimento da conexão átrio-ventricular (P-QRS).

A implantação do marca-passo artificial de demanda garantiu o seguimento clínico normal.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL