86 - Excepcionais registros da síndrome de Wolff-Parkinson-White no ritmo e na taquicardia nodal AV confirmando a teoria da condução acelerada de Prinzmetal, Mesquita, QHde e Baptista, CAS, apresentado no I Congresso Virtual de Cardiologia, http://www.fac.com.ar/cvirtual

Contribuição inédita à literatura mundial

Primeiros casos da literatura mundial, particularmente sustentados pelo registro de um ciclo extrassistólico com características de nodal AV tipo 3 de nossa classificação, registrado em caso de Wolff-Parkinson-White durante ritmo sinusal na monografia de Prinzmetal (Fig. 18).

Resumo:

Apresentação de casos com registros eletrocardiográficos de ritmo nodal AV e taquicardia nodal AV com padrões inéditos de pré-excitação ventricular, caracterizados por onda Delta englobando ou somando-se à deflexão inicial do complexo QRS aberrante, seguido por onda P retrograda; tais aspectos são interpretados como variante do padrão clássico da síndrome de pré-excitação ou WPW.

De acordo com o critério diagnóstico esboçado pelos autores, foram observados 2 casos de ritmo nodal AV e 2 casos de taquicardia nodal AV (tipo 3: QRS -> P de nossa classificação).

O caso 1 propiciou a observação de períodos de ritmo sinusal e complexo QRS sem padrão de WPW, alternando-se com períodos de ritmo nodal AV e complexos QRS com padrão de WPW tipo B: sendo bem definidas as transições de ritmo sinusal para ritmo nodal AV e vice-versa, com evidentes modificações da duração do complexo QRS, caracterizando WPW com ativação ventricular sincrônica e assincrônica, além do registro de ritmo nodal AV sem WPW.

O caso 2, proporcionou a observação do ritmo nodal AV com padrão de WPW tipo B, sem variações de ritmo no 1º exame e, em data posterior, o registro de ritmo sinusal sem padrão de WPW. Dos 2 casos com taquicardia nodal AV e registros de WPW tipos A e B, ambos mostraram definidamente o registro de Bloqueio na condução nodal AV-atrial (NAV-A) com fenômeno de Wenckebach dos tipos 3:2 e 4:3. Os inéditos e excepcionais aspectos eletrocardiográficos da síndrome de pré-excitação ventricular (WPW), registrados no Ritmo nodal AV e Taquicardia nodal AV, parecem confirmar a teoria de condução acelerada atrioventricular, preconizada por Prinzmetal et al.

 

RETORNO À PÁGINA PRINCIPAL