Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Concessão do Prêmio de Tradição Ernst Edens pela Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte em 1975

 

 

Da comunicação:

 

Sr.

Prof. Dr. Q. H. Mesquita

Chefe do Instituto de Angio-Cardiologia

Hospital Matarazzo

São Paulo - Brasil

 

Prezado Senhor Professor

 

Certamente não deve conhecer, ainda, a "Internationale Gesselschaft für Infarktbekaempfung" (Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte do Miocárdio).

Se lhe participarmos, porém, o nosso especial objetivo, perceberá imediatamente, porque nos dirigimos a V.Sa. O Prof. Ernst Edens (falecido em 1944 - Duesseldorf) inaugurou a terapia da Estrofantina antes, durante e após o enfarte, conforme deve ser do conhecimento de V.Sa.. Esta terapia foi abandonada injustamente, a nosso ver, após a II Guerra Mundial, influenciada pelas escolas anglo-americanas.

 

Baseados em resultados e trabalhos de Berthold Kern, Wolfgang Rothmund e outros, estamos reanimando, com muito êxito, esta terapia com Estrofantina. Podemos nos basear, também, com prazer, em trabalhos do prof. Manfred v. Ardenne - Dresden, o qual examinou com freqüência o efeito e a cinética da Estrofantina.

 

Relacionados com os nossos trabalhos neste sentido, tomamos conhecimento dos trabalhos de V.Sa.: "Emprego do cardiotônico no tratamento da angina pectoris e síndrome de enfarte miocárdico iminente" e "Efeitos da Estrofantina K, de uso endovenoso, no tratamento do quadro clínico enfartante e do miocárdio"da Rev. Brasileira de Clínica e Terapêutica, Vol. 2 nº 12, Dez 1973, os quais nos são uma prova convincente para o nosso procedimento.

 

Com agrado tomamos conhecimento dos trabalhos, tanto mais que nos mesmos foram apontados, forçosamente a nosso ver, os mesmos resultados surpreendentes, principalmente a baixa mortalidade inequívoca.

 

Nós mesmos não estamos convictos, porém, que este fato está baseado em uma insuficiência local seletiva, mas sim que a particularidade biológica desta situação nas partes internas do ventrículo esquerdo (Innenshichten des linken Ventrikels) são as causas das necroses progressivas que se verificam passo a passo. Detalhes sobre o assunto queira ler na separata que estamos remetendo junto a esta. Anexamos, também, uma bibliografia dos trabalhos do Prof. Manfred v. Ardenne - Dresden.

 

Prezado Senhor Professor: Como pode verificar pela nossa narração, os seus trabalhos nos são de tal importância fundamental, de modo que resolvemos conferir-lhe o

 

Ernst-Edens-Traditionspreis

(Prêmio de Tradição Ernst Edens)

 

concedido pela primeira vez em Sttutgart em 15 de março de 1975.

O prêmio não é muito alto, porém, de acordo com as circunstâncias de nossa Sociedade (Esperamos que para o futuro possa ser diferente).

 

Esperamos, porém, termos documentado o suficiente com a concessão deste prêmio e congratulamo-nos com a sua iniciativa, desejando-lhe para o futuro muita felicidade nos seus empreendimentos.

 

A concessão do prêmio foi comunicada imediatamente aos associados de nossa Sociedade por meio de carta circular. Demais notícias na imprensa especializada e informativa deverão ser publicadas em breve.

 

Esperamos que futuramente possamos chegar a um contato pessoal, assim como efetuar trabalhos em conjunto e firmamo-nos

 

Internationale Gessellschaft für Infarktbekaempfung

Dr. med. Heinz H. Schoeffler, wissenschaftl.

Sekretaer der Gesselschaft

 

 

Da resposta:

 

Ilmo Sr.

Dr. Heinz H. Schoeffler

DD. Secretario da Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte

7061 Haubersbronn

West-Germany

 

Sejam as minhas primeiras palavras de agradecimento e reconhecimento aos Membros da prestigiosa Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte, já minha conhecida através de alguns associados residentes e militantes em São Paulo, pela elevada honraria a mim concedida: Prêmio de Tradição Ernst Edens. Recebo-o com humildade mas com real grandeza e felicidade, pelo muito que ele representa no presente como estímulo e conforto.

 

Tenho assim, junto aos de minha equipe, a certeza de que os nossos trabalhos encontraram ressonância entre os pesquisadores alemães, tradicionais conhecedores do bom emprego da Estrofantina. Estamos felizes pelo paralelismo de nossas observações e pelos convincentes resultados registrados pela Escola Alemã e por nós.

 

A nossa crescente casuística e apreciação dos múltiplos aspectos da coronariopatia, têm fortalecido a nossa convicção de que a incapacitação miocárdica progressiva e a insuficiência miocárdica regional representam a indicação básica do cardiotônico como profilático do enfarte e que a Estrofantina (E.V.) no Quadro Clínico Enfartante é responsável pelo evitado, sustado ou atenuado enfarte miocárdico.

 

No futuro, tenho a certeza de que nos aproximaremos ainda mais, isto porque a nossa conduta terapêutica atual é irreversível e responsável pela transformação radical da evolução dos casos agudos assistidos na Unidade Coronária do Hospital Matarazzo.

 

Tomei conhecimento do trabalho original do Prof. Edens através de antiga literatura sobre Strophosid Sandoz. Diligenciei junto ao Laboratório Sandoz para conseguir uma cópia do referido trabalho, mas até agora não o recebemos, o que lastimamos, porque o nosso objetivo tem sido não esquecer aqueles que atuaram antes de nós, empregando a Estrofantina no enfarte do miocárdio. Recebemos recentemente separatas de trabalhos do Prof. Manfred von Ardenne e seus colaboradores.

 

Prezado colega, Sr. Secretário, gostaria de receber tudo que fosse publicado por vossa Associação sobre o nosso interesse comum.

 

No próximo mês de julho, 15-19, participarei do I encontro de Cardiologia da Paraíba, no Estado da Paraíba, onde apresentarei os resultados do emprego do cardiotônico em 189 casos de Angina Pectoris, 49 casos de Síndrome Intermediaria e 462 casos de Quadro Clínico Enfartante. Está sendo programada a publicação dos trabalhos apreciados no referido Encontro e terei muito prazer em remeter cópias.

 

Creia-me sempre interessado em manter o intercâmbio científico com os vossos patrícios e o prezado colega, na pregação de nossos ideais comuns.

Atenciosamente, subscrevo-me, o colega sempre a seu dispor

 

Quintiliano H. de Mesquita    

 

P. S.: A cópia da carta original da  Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte está em http://www.infarctcombat.org/Traditionpreis/photo.html

 

QHMHOME