Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


 

Década de 40: A Formação da Cardiologia no Brasil

 

O Dr. Quintiliano H. de Mesquita, que teve uma intensa e marcante participação em diversos e importantes momentos da Cardiologia nacional e internacional (TP), conta a história dos primeiros passos na formação desta especialidade no Brasil, em seu livro 'Como escapar da ponte de safena e do enfarte do miocárdio só com remédios', de 1991:

 

"No Brasil, a Cardiologia foi lançada como especialidade a partir de 1941, no primeiro curso intensivo de cardiologia do Serviço de Cardiologia, do Hospital Municipal de São Paulo, por seu fundador e Chefe Dr. Dante Pazzanese, o primeiro cardiologista brasileiro com dedicação exclusiva a Cardiologia, com a participação de Dr. Leovigildo Mendonça de Barros e o radiologista Dr. Olavo Pazzanese. Na época, era o Serviço melhor aparelhado e disposto para a iniciação de novos cardiologistas que desejassem seguir seu fundador e mestre maior na dedicação à cardiologia e, principalmente, na Eletrocardiografia que engatinhava e era assim lançada, ensinando ao Brasil como fazer na prática o diagnóstico eletrocardiográfico do enfarte agudo do miocárdio, como de maior importância na clínica. E, por extensão, o de bloqueios de ramo, hipertrofias ventriculares e o sedutor campo das arritmias cardíacas, onde a Eletrocardiografia continua soberana.

 

Participamos daquele evento representando oficialmente as prefeituras do Recife e de João Pessoa e continuamos depois como assistente voluntário daquele Serviço com o consentimento e apoio do mestre e amigo Dante Pazzanese, mineiro de corpo e alma, bandeirante na terra paulista, brasileiro ilustre, fundador mais tarde de outro magnífico Serviço de Cardiologia na esfera estadual, consagrando-se como o primeiro mestre da Cardiologia nacional, perpetuado mais tarde pelo Instituto que criou e recebeu o seu nome, como merecida homenagem ao saudoso homem simples, famoso e pioneiro, cultuado sempre pelos que privaram do seu convívio e foram acolhidos por ele onde pontificava.

 

Iniciamo-nos lá no Serviço de Cardiologia da rua Santa Madalena e permanecemos até 1945, na qualidade de Assistente voluntário, participando dos trabalhos diários e dos sucessivos cursos intensivos anuais, principalmente na Eletrocardiografia das arritmias, que nos seduzia inteiramente.

 

Em 1945, fundávamos o Instituto de Angio-Cardiologia no Hospital Nossa Senhora Aparecida e Casas de Saude Matarazzo, afastávamo-nos do Serviço do Dr. Dante Pazzanese, criando uma nova célula cardiológica ligada principalmente pela gratidão, admiração e amizade aquele que nos havia acolhido e prestigiado por muito tempo com sua confiança e distinguido com especial atenção.”

 

 

O Registro Fotográfico da História da Cardiologia nos Anos 40

 

 

 

 

Participantes do I Curso de Cardiologia do Hospital Municipal de São Paulo, realizado em 15/03/1941

 

 

 

Participantes do II Curso de Cardiologia do Hospital Municipal de São Paulo, realizado em 1942. Na foto vê-se ao centro o Dr. Dante Pazzanese, com o Dr. Olavo Pazzanese à sua esquerda e ao lado deste o Dr. Quintiliano de Mesquita.

Participantes do Curso de Eletrocardiografia dado por Frank Norman Wilson em 1942 assistido pelos Drs. Dante Pazzanese, Quintiliano Mesquita, Celestino Bourroul, Magalhães Gomes, Jairo Ramos, Barbosa Correia, Antonio Villela, Paulo de Almeida Toledo, Alberto Ferreira, Olavo Pazzanese, Bernardo Magalhães, Mendonça Barros, Costa Carvalho e outros

 

 

 

Participantes do III Curso de Cardiologia do Hospital Municipal de São Paulo, realizado em 1943, que liderados pelo Dr. Dante Pazzanese criaram  a Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o Dr. Mesquita sendo escolhido como o 1º tesoureiro.

 

 

 

Participantes do V Curso de Cardiologia do Hospital Municipal de São Paulo, realizado em 1945

 

 

 

Participantes  do VIII Curso de Cardiologia do Hospital Municipal de São Paulo, realizado em 1948.

 

 

 

Participantes do II curso de Eletrocardiografia dado por Quintiliano de Mesquita em 1947 no Instituto de Cardiologia do Hospital Matarazzo. Entre as diversas contribuições cientificas pioneiras do Dr. Mesquita no campo da eletrocardiografia, durante os anos 40, destacou-se a da introdução do bloqueio de ramo direito incompleto - tipo 1a, dentro de  uma nova classificação de BR incompleto, publicada nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia em 1948 e, logo depois, adotada por Sodi Pallares (Memórias).

 

Visite a homepage do Doutor Mesquita onde estão links para diversos de seus artigos publicados na Internet, memórias sobre seus principais trabalhos, correspondências de médicos congratulando-o sobre seus achados, etc...: Em: http:www.infarctcombat.org/qhm/homepage.html