Carlos Monteiro: Uma curta biografia.

 

Foto, 2008

 

Carlos E. T. B. Monteiro, pesquisador e cientista brasileiro independente, tem uma experiência de cerca de 43 anos lidando com assuntos médicos.

 

Em 1972 se tornou um discípulo e seguidor no plano científico do Dr. Quintiliano H. de Mesquita, que desenvolveu a Teoria Miogênica do Enfarte do Miocárdio e outras pesquisas pioneiras na literatura médica (QHM Memorial), acompanhando-o como colaborador até seu falecimento no ano de 2000.

 

Em 1999 participou da fundação do Projeto de Combate ao Enfarte (Infarct Combat Project) tendo sido eleito presidente pelo conselho deliberativo com o apoio do Dr. Mesquita, que era um de seus membros.

 

Carlos Monteiro continua defendendo as idéias médico-científicas do Dr. Mesquita através do Projeto de Combate ao Enfarte.

 

Recentemente desenvolveu uma nova hipótese para explicar o desenvolvimento da doença da artéria coronária que deu o nome de Teoria  da Acidez na Aterosclerose. O blog apresentando novas evidências quanto a sua teoria da acidez se encontra aqui

 

É membro não-oficial da rede Internacional dos céticos quanto a culpa atribuída ao colesterol (THINCS – http://www.thincs.org) e Fellow do Instituto Americano do Stress (http://www.stress.org)

 

Também é membro do conselho honorário da "Weston A. Price Foundation"  (http://www.westonaprice.org/). O Jornal da Fundação "Wise Traditions in Food, Farming, and the Healing Arts", é dedicado a explorar a validade científica das tradições na dieta, na agricultura e na medicina, a nível mundial.

 

Carlos Monteiro é um dos signatários da carta intitulada "Obesidade é uma Doença Iatrogênica", dirigida ao Grupo Acadêmico de Coordenação da Obesidade. O Grupo Acadêmico de Coordenação da Obesidade foi estabelecido em 2012 para levar a cabo um projeto de combate à obesidade em nome dos Colégios Reais e Faculdades de Medicina da Grã-Bretanha.

 

Ele deu recentemente 2 palestras na Quarta Conferência Internacional Sobre o Avanço nas Ciências Cardíacas - The King of Organs Conference, 2012, Arabia Saudita. A primeira foi sobre a Teoria Miogênica do Enfarte Miocárdico (Apresentação em Powerpoint e video) e a segunda sobre a Teoria da Acidez na Aterosclerose (Apresentação em Powerpoint e video). 

 

Livros publicados

  • "Seguindo os passos de um gênio - Uma saga na medicina", 2011, tem as primeiras páginas disponíveis aqui

  • "Teoria da Acidez na Aterosclerose - Novas Evidências", 2011, se encontra aqui

 

 

Apoio a pesquisas médico-científicas

(por Carlos Monteiro)

 

Doações ao Projeto de Combate ao Enfarte

 

Projeto de Combate ao Enfarte
 

 

[ICEM]