Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

 


Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio

Fundador e Diretor Executivo (1998-2000)

Quintiliano H. de Mesquita, Cardiologista

 

Após o falecimento do Dr. Mesquita em 28/10/2000 o Instituto de Combate ao Enfarte do Miocárdio foi incorporado como um departamento do Infarct Combat Project que continuará lutando pelos seus nobres ideais e princípios éticos e humanitários, assim como procurará  preservar sua memória médico-científica .

 

 

Prêmio e Homenagens recebidos:

  • Premiado com  o Ernst  Edens Traditionspreis em 1975  pela “Sociedade Internacional de Combate ao Enfarte” sediada em Stuttgart, Alemanha (Troca de correspondências) e com reportagem pela Revista alemã  Bunte, em 10/04/1980, sob o título:  “É  assim que um Brasileiro Combate o Enfarte”

  • Homenagem pelo Prof. Luiz Gonzaga de Miranda Freire; Paraibano, Professor de Medicina, Cardiologista, Poeta  e Político em 1975 (Saudação)

  • Homenageado na Seção ‘In Memoriam’ da Revista da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Após o falecimento o tardio  mas justo reconhecimento (Tributo)

  • Homenageado pela Sociedade Paraibana de Cardiologia e SBC/PB que atribuíram ao melhor trabalho classificado nas apresentações de temas livres do IV Congresso Paraibano de Cardiologia o prêmio “Quintiliano Mesquita” – também no mesmo informativo da Sociedade Paraibana de Cardiologia de Maio de 2001 a publicação do artigo “Exemplo de Vida”, pelo Dr. Paulo Bezerra de Araújo Galvão.

  • Homenagem do Dr. Cláudio A S Baptista, através do artigo “Quintiliano de Mesquita: Um Princípio, Uma Luta” publicado no Jornal da  Sociedade Brasileira de Cardiologia. de Nov/Dez de 2000 e republicado em História da Cardiologia pela SBC, em seu site na Internet.

  • Seguindo os passos de um Gênio - Uma saga na Medicina. Livro, por Carlos Monteiro, 2011 (Depoimento)

Algumas contribuições médicas pioneiras na literatura:

- 1º  caso de cirurgia de aneurisma ventricular operado através de simples ablação, por Charles Bailey –  1954 (1)

- 1º  caso de enfarte ventricular direito com diagnóstico realizado em vida dentro de novos padrões eletrocardiográficos contradizendo a Teoria Cavitária e confirmando a “Teoria Vetorial do ECG do Enfarte do Miocardio” – 1960 (2)

- 1º  caso de angina pectoris instável sustada como resultado imediato da administração do cardiotônico; a confirmação da “Teoria Miogênica do Enfarte do Miocárdio” – 1972 (3)

 

Suas contribuições à cardiologia: 33 trabalhos inéditos na literatura mundial e 41 trabalhos inéditos na literatura nacional. Veja em: http://www.infarctcombat.org/TP/qhm.html

 

Sua participação em importantes momentos da formação da cardiologia brasileira na década de 40 (Fotos) em http://www.infarctcombat.org/anos40/qhm.html

 

Visite o Memorial em homenagem ao Doutor Quintiliano de Mesquita, um gênio da medicina do século XX, onde estão links para suas memórias , correspondências de médicos congratulando-o sobre seus achados, etc... Em: http://www.infarctcombat.org/qhm/homepage.html

 

[UMA VISÃO GERAL] [CORPO DIRETIVO] [SEU APOIO] [PESQUISAS] [LIVROS] [ECGs] [NOSSOS PRINCÍPIOS][AO CORONÁRIO] [A DOENÇA] [ARTIGOS] [POLÊMICAS] [O BOICOTE] [PÁGINA INICIAL]